Assessoria em Política de Conteúdo Local

O QUE MUDOU NA POLITICA DE CONTEÚDO LOCAL EM 2017?

Como adaptar o seu negócio a essas novidades?

 

As novas regras definidas pelo governo valem para os próximos leilões de áreas de exploração, a partir de maio, e reduziram a exigência de conteúdo local. Os percentuais foram reduzidos, em média, à metade.

O governo substituiu os cerca de 90 itens (da politica anterior) por cinco grupos de conteúdo local, com percentuais mínimos de 18% a 50%.

 

1- Áreas Terrestres = o nível será de 50%;

2- Exploração e Produção = campos marítimos, o percentual será de 18%,

3- Construção de Poços = 25%;

4- Sistemas de Coletas e Escoamento = 40%

5- Unidades Estacionárias dos FPSOS = 25%.

 

A nova política se articula com a mudança das regras de exploração do pré-sal, aprovadas em outubro de 2016, que permitiram que outras empresas além da Petrobras, inclusive estrangeiras, comandassem a exploração de novos poços. Antes, somente a Petrobras podia fazer isso no pré-sal.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?

 

A equipe da MAINTRENDS acompanhou todo o processo de aprovação da NOVA POLÍTICA DE CONTEÚDO LOCAL e o que muda para as empresas fornecedoras do setor de Oil & Gas.

Disponibilizamos uma equipe multidisciplinar que pode atuar de maneira exclusiva e totalmente dedicada na orientação dos processos de certificação de CONTEÚDO LOCAL de sua empresa, a luz das mudanças ocorridas em 2017.

Podemos colaborar da seguinte maneira:

  • Workshop sobre os benefícios de sua empresa estar alinhada com a nova Politica de Conteúdo Local?
  • Identificação dos itens que deverão ser medidos, auditados e certificados; 
  • Seleção e organização de documentos fiscais e tributários necessários para preenchimento das planilhas de cálculo de conteúdo local; 
  • Treinamento das equipes internas quanto às novas regras de CONTEÚDO LOCAL estabelecidas pelo governo;
  • Orientação e acompanhamento do processo de CERTIFICAÇÃO junto as empresas CERTIFICADORAS credenciadas na ANP;
  • Apoio de equipe multidisciplinar técnica, logística, contratual e tributária, para o melhor aproveitamento do CONTEÚDO LOCAL;
  • Soluções regulatórias e de inteligência de mercado, no cumprimento das metas de CONTEÚDO LOCAL.

 

O QUE É CONTEÚDO LOCAL?

 

Conteúdo Local é o conjunto de materiais, equipamentos, sistemas e serviços produzidos em território nacional, que as empresas concessionárias em exploração e produção adquirem de fornecedores estabelecidos no país, devidamente certificados por empresas certificadoras.

A finalidade do conteúdo local é aumentar, em bases competitivas, a participação de fabricantes e empresas de serviços na cadeia de fornecedores de petróleo e gás território nacional, o desenvolvimento tecnológico do país, formação de profissionais locais e geração de empregos e renda.

 

 

Assessoria Petrobras